Festival da Castanha em Ascona

13Out16

dsc00068-2 dsc00091 dsc00115-3Ascona recebe mais um festival da castanha. Promete muita animação e um ambiente viciante. No dia 1 de Outubro, Ascona tem outro sabor. E no dia 8 recorda esse cheiro. É época do festival da castanha. O festival da castanha começou em 1988, no mesmo ano que foi fundada a Associação de Eventos de Ascona. Este evento foi o primeiro a ser organizado pela mesma. ‘Foi a melhor maneira que encontrámos para mostrar à população de Ascona, do que seríamos capazes de fazer.’

“O festival é sempre realizado no primeiro e segundo fim-de-semana de Outubro. Todos os anos recebemos entre 6000 e 8000 visitantes em cada sábado. Vêm da Alemanha, da Áustria, da Itália e de toda a Suíça”, conta a representante da Associação de Eventos, M.T.

As castanhas são a principal atracção do festival. Mas há um mercado com mais de 100 expositores para os visitantes descobrirem. Pequenas barracas com peças de artesanato distintas, prontas a serem levadas pelos mais atentos. Os preços são mais que acessíveis e são peças realmente fascinantes. Há concertos das 11h00m até as 18h00m por todo o lado. Ouve-se jazz e anima-se com o folk. O cheiro a castanha assada sente-se a cada passo. Em cada dia conseguem vender normalmente cerca de 2.000 quilos de castanhas. Há doce de castanha para saborear, licor de castanha e muito mais iguarias com este sabor. Há sempre espaço no estômago para mais uma castanha. Pelo menos num dos sábados há a visita da delegação do museu dos ‘limpa chaminés’ de Santa Maria Maggiore para lembrar a exploração do trabalho infantil nesta região. Em tempos antigos, durante o Inverno, muitos rapazes tiveram de deixar as suas casas para trabalhar como ‘limpa chaminés’ em grandes cidades da Europa.

Um pouco de história

Os castanheiros, originários da Ásia Menor foram introduzidos pelos romanos. A evidência do seu cultivo pelo homem foi encontrado por volta do ano 2000 aC. Pode-se encontrá-los no sul dos Alpes a uma altitude de entre 200 e 1000 metros acima do mar. Eles podem atingir uma altura de 25-30 metros e superar mil anos. A área de floresta de Ticino é de cerca de 26 000 hectares. Em tempos antigos, grandes áreas, conhecidas como Sally, foram cultivadas para os castanheiros,para a produção de serapilheira e de pastagem. A colheita da castanha está reservada para o proprietário até uma determinada data, mas varia dependendo da região.

No passado, a castanha era bastante importante no quotidiano da população, uma vez que o alimento durava pelo menos 6 meses. Não menos importante, por essa razão, a castanha é assim chamado “árvore de pão”

Oriundos da castanha temos diversos produtos como farinha, pão, massas, bolos, compotas, cerveja, gelado, iogurte, castanha assada, castanha cozido com natas batidas, ou como no acompanhamento de pratos de caça.

O convite está feito, agora basta apenas marcar presença num dos maiores festivais de outono da suíça. É tempo de celebrar o sao martinho com castanhas e bom vinho.

In Seletiva, Outubro 2016



No Responses Yet to “Festival da Castanha em Ascona”

  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: