DOLFI: o último grito de lavar roupa tem dedo português

01Abr16

silk_bigNo século passado e em algumas zonas mais rústicas e carenciadas, a roupa ainda é toda lavada à mão e com sabão azul e branco. Se desfolharmos o dicionário a palavra ‘máquina de lavar roupa’ é descrita como ‘uma máquina projectada para limpeza de roupas. Geralmente o termo é empregado para equipamentos que usam água como meio principal de limpeza. Consiste basicamente num recipiente que se enche de água e no qual um sistema mecânico agita as peças de roupa até serem lavadas.’

Para os mais curiosos saibam que os pequenos agricultores que trabalham com hidroponia (cultivo na água) costumam usar peças de máquinas de lavar roupa, como motores, bombas, timer e válvulas de controle de fluxo para automatizar equipamentos de irrigação, pelo baixo preço, facilidade de encontrar e confiabilidade mecânica. Reza a história, que em 1906 a máquina de lavar a roupa surgiu em diferentes lares.

André Fangueiro tem 32 anos é natural do Porto e integra a equipa responsável pelo Dolfi: a nova geração de máquina de lavar roupa. Para os amantes de viagens, não precisam de se preocupar se o hotel tem ou não lavandaria. E em breves palavras, André resume esta modernidade, sem receios. “É um dispositivo do tamanho de mão, que muda fundamentalmente a experiência de lavagem de vestuário, especialmente em viagem, com o poder da tecnologia de ultra-som. Este método é capaz de lavar a roupa de dentro para fora, sem nunca a danificar ou descolorir o tecido. Assim, tecidos delicados como as rendas, sedas ou cashmere serão bem cuidados pelo Dolfi. Esta é uma alternativa agradável para a lavagem das mãos laboriosas”, sustenta. Mas vai mais longe: “Penso que vai ter muita adesão por parte do público. Nos últimos 30 anos não existiu nenhum desenvolvimento no processo de lavagem de roupa. Contudo o produto Dolfi não é uma máquina de lavar roupa tradicional. O público -alvo sera diferente para a Dolfi. Os utilizadores terão necessidades específicas por exemplo em viagem de trabalho ou em férias.”

Sobre as vantagens deste moderno produto, há muito que enumerar. O Dolfi utiliza ultra-som para limpar as roupas. É a tecnologia de vanguarda na lavagem de vestuário em casa ou em viagem. Este dispositivo de lavagem, consome 80 vezes menos energia do que a máquina de lavar de vestuário tradicional.

André garante a sua simplicidade. “O processo inicia-se com o enchimento de um recipiente com água ao qual se vai adicionando as peças de vestuário que se pretendem lavar. Este recipiente pode ser de qualquer tipo de material, desde que tenha capacidade suficiente para a água e as peças de roupa como por exemplo, um lavatório, pia, balde. Em qualquer outro processo de lavagem, este seria a fase de adicionar o detergente, o que com este dispositivo não é obrigatório, já que este dispositivo limpa com ultra-som. O Dolfi emite milhares de bolhas de cavitação que são microscópicas e invisível a olho nu. O colapso destas bolhas produzem correntes de jacto de força que, em colisão com as fibras da peça de vestuário expulsam qualquer sujidade ou cheiros que estejam presentes nas fibras. Adiciona-se o Dolfi ao recipiente com água e ligue o produto no botão“on”. Alguns minutos mais tarde e quando se verifica que a luz do produto se desligou, o vestuário estará lavado”, explica.

Está na Holanda desde 2010. “Muito cedo, percebi que o mercado português era muito pequeno, para aquilo que queria fazer: criar. Como prenda de aniversário decidi mudar-me para a Holanda, em 2010, que por ter uma boa cultura de design potenciava a possibilidade de evolução,de me movimentar abertamente na Europa e trazer algo de novo e excitante para a minha carreira. Na Holanda existe um cultura de desenvolver produto e design bastante grande, isso torna o mercado competitivo e desafiante”, recorda. E deixa-se levar. “O convite para colaborar na criação do produto Dolfi, surgiu através de networking, no início de 2014 através da Lena Solis que é a fundadora da Dolfi. O trabalho foi desenvolvido em parceria com a Dolfi e o MPI Ultrasonics e o Studio Lata, que é o meu próprio estúdio. O projecto iniciou-se pela ideia de utilizar a tecnologia ultra-som e as suas vantagens num produto que fosse funcional. Como apenas existia a ideia de utilizar esta tecnologia no produto, não havendo ainda a marca Dolfi, nem a forma do objecto, nem quem seria o público- alvo, partimos para a fase seguinte com o objectivo de responder a todas estas questões”, salienta.

Lena Solis desvenda o aparecimento deste novo produto. “A ideia de Dolfi veio depois de algumas experiências terríveis com roupa durante as minhas intensas viagens. Inspirado por benefícios surpreendentes de ultra-som, utilizados com sucesso há anos em muitas aplicações industriais e médicas, estamos animados para trazer as vantagens de ultra-som de limpeza precisa para uso pessoal diário. Eu acredito que a tecnologia de ultra-som vai mudar a nossa forma de lavar. ” A tecnologia inovadora da Dolfi foi desenvolvido pela MPI Ultrasonics – um laboratório de engenharia suíça com mais de 25 anos de experiência em ultra-som. Os engenheiros proeminentes deste laboratório são inventores da avançada tecnologia sónica MMM.

Dolfi estará disponível no IndieGoGo para o preço dos primeiros compradores de cerca de 89 francos suíços. Mas não pára por aí. Dolfi também está a preparar acessórios de lavagem emocionantes, incluindo um gancho inflável para quando se precisa para secar em qualquer lugar. Bem como um dissipador de silicone stopper portátil, assim pode-se lavar com Dolfi em qualquer lugar.

O nome de Dolfi é um tributo aos golfinhos, os usuários mais avançados de ultra-som e um dos animais mais inteligentes do nosso planeta. Parte dos fundos de campanha irá para a pesquisa eo bem-estar golfinho.

E assim: “Fica provado que uma inovação não é necessária quando se torna demasiado difícil implementá-la”, disse Luc de Clapiers Vauvenarques.

In Seletiva, Março 2016



No Responses Yet to “DOLFI: o último grito de lavar roupa tem dedo português”

  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: