Pólo Museológico de Lausanne tem assinatura portuguesa

06Jan16

Foi com grande orgulho que a dupla Francisco e Manuel Aires Mateus recebeu o prémio de melhor projecto para um pólo museológico na cidade pitoresca de Lausanne, na Suíça.

O chefe de serviço da cultura de Lausanne, Fabien Ruf salienta que este edíficio vai enriquecer a cultura suíça. “Este é o único sítio, em toda a Suíça, que tem três museus directamente ligados linhas féreas internacionais. Isto vai trazer pessoas de todos os países a Lausanne. Este local vai ser um centro de design, fotografia e belas artes, assim como um espaço para os artistas trabalharem. Nós esperamos uma vasta densidade de visitantes que viajam de comboio, por lazer ou trabalho e tropeçam no nosso museu”, refere. Mas abre mais o véu: “Será ainda um espaço para exposições temporárias e permanentes. Também terá lugar a Fundação Pauli Toms com tapeçarias ancestrais”.

ng4826691Em breves palavras, o arquitecto Francisco Aires Mateus descreve o projecto: “define-se por essa junção num só corpo de dois museus com necessidades de luz muito distintas; elevado, o MUDAC totalmente iluminado a partir do tecto, contrapõe-se ao museu de l’Elysée, colocado abaixo do piso térreo, sem luz natural dado tratar-se de um museu de fotografia.Estas duas entidades partilham o espaço comum ao nível térreo. Um espaço de compressão e de tensão entre os dois corpos, desenhado como uma topografia no prolongamento da praça do futuro polo museológico de Lausanne.”

O projecto tem data prevista de construção para 2018 e 2020 como ano de inauguração. O valor da obra está estimado em 85 milhões de euros (90 milhões de francos suíços).

Fabien Ruf revela ainda que acredita que a arquitectura tem grandes nomes portugueses. “O primeiro museu de belas artes vai ser construído por um arquitecto espanhol. Então eu acho que todo o projeto é uma imagem maravilhosa para a nova geração de arquitetos do Sul da Europa”, sustenta. “A cultura suíça é o símbolo da diversidade, inovação e qualidade artística. Talvez esteja a faltar, a habilidade de ‘vender’ a cultura no exterior. O melhor que temos é a oferta extraordinária em vários campos artísticos, extremamente apreciado pelos habitantes locais e turistas”, acrescenta.

Um museu. Dois museus. A escolha do atelier português foi unânime, pôde-se verificar no texto de apresentação do projecto vencedor rubricado por Olivier Steimer, presidente do júri, que distingue a ideia dos arquitectos como “fabulosa”. O líder consegue ainda resumir em brever linhas a arquitectura deste novo centro cultural: “A abertura horizontal em frente à entrada – como uma linha de falha permite través deste claro fluxo se crie um duplo objectivo. Então cria uma área comum vibrante, uma espécie de Fórum de futuro para as Artes. As áreas de exposição dos dois museus serão duplicadas graças a duas plataformas elevadas, enquanto as áreas de armazenamento e instalações de construção será abaixo do solo”. Mas conclui:“Um edifício será entregue ao Beaux-Arts, enquanto a demanda actual mudac ocupará o piso inferior e andar superior, respectivamente, do prédio que acaba de ganhar o concurso de arquitetura. Eles irão compartilhar o piso térreo. O museu vai continuar a ter identidades separadas, embora algumas instalações e funções serão reunidas (loja de souvenirs, biblioteca, venda de bilhetes, etc.)”

987222Nos dias de hoje, a comunidade portuguesa na Suíça é grande. E muitos pensam que os portugueses apenas ficam pelas limpezas e hotelaria. Mas Francisco Aires Mateus discorda. “Há inúmeros talentos portugueses escondidos em todo o mundo. A Suíça, pela dimensão da nossa comunidade esconderá certamente muitas dessas pessoas. Pessoalmente, conhecemos alguns portugueses a trabalhar na Suiça, muito deles jovens arquitectos de enorme talento e capacidade, mas também pessoas que trabalham em diversos outros ramos profissionais. De todos, nos orgulhamos e a todos admiramos pela coragem e determinação”, salienta.

Seletiva, Janeiro 2016



No Responses Yet to “Pólo Museológico de Lausanne tem assinatura portuguesa”

  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: