Casa dos Santos apagou a primeira vela

21Jan14

O lar dos produtos portugueses em Grindelwald está de parabéns. A garrafa de champanhe abre-se para brindar ao primeiro ano a vender produtos lusos na língua portuguesa.

O tempo passa a correr. Já lá vai um ano que a Spillstrasse de Grindelwald tem um vizinho novo. Um estabelecimento português com energia no número 36. A ‘Casa dos Santos’ comemorou o primeiro aniversário no passado dia 2 de Novembro. O evento oficial de abertura foi mais tarde, a 14 de Dezembro, mas os afazeres no emprego, nesta data fizeram com que João Basílio antecipasse a festa de aniversário. O sol ajudou e trouxe cerca de 300 pessoas à loja. Na festa apareceram portugueses e até mesmo suíços. Alguns donos de hóteis de Grindelwald, também quiseram felicitar o dono da loja dos produtos portugueses. Na festa não faltaram os doces típicos do país luso, como o arroz doce e uma mesa bem cheia como manda a tradição portuguesa.

SONY DSCA época é de castanhas e jeropiga. A ‘Casa dos Santos’ não quis faltar à tradição e assim que passamos a porta de entrada, estes dois produtos do São Martinho estão bem vísiveis. O espaço é o mesmo. As prateleiras estão mais cheias e dispostas de maneira diferente, no fundo mais alinhadas. A garrafeira não pára de crescer e as arcas frigoríficas mudaram de sítio, porque há sempre novos produtos a chegar. A área começa a ficar apertada para tanto comércio. São latas de conserva, são pacotes de massas, garrafas de leite com chocolate ou até mesmo castanhas. As cores das embalagens encantam o olhar de quem por ali pára e há sempre quem leve mais do que estava à espera. Depois de um ano a vender em português, o proprietário consegue contabilizar um bom saldo. O balanço deste ano foi bastante positivo pelo que, espero que o próximo ano seja melhor. Mas agradeço aos meus clientes e amigos, a confiança na qualidade dos meus produtos. Embora não esteja situada no centro da zona, os clientes vêem cá na mesma. Não só de Grindelwald, mas também de Interlaken,ren,Lauterbrunen,Wengen, entre outras”, reflecte. Os clientes vêm mais de Grindelwald, mas há quem seja fiel aos produtos portugueses e percorra uns quilómeros para melhor condimentar o refugado. A esposa do dono da loja, Cláudia Santos confere: ““Há um casal de Lauterbrunnen que vem aqui de propósito para comprar polpa de tomate da Compal. Dizem que já se habituaram a comer com aquele gosto e não querem outro.”

Um ano após a abertura, as dificuldades começam a ser outras. O lucro aumenta todos os dias e os preços baixam todas as semanas. Os produtos são cada vez mais e agora o espaço é que é pequeno, mas João Santos já anda a ver novos espaços e futuros projectos. “Gostava de abrir um café português com petiscos. Nomeadamente moelas, pica pau, chouriço assado,e muito mais. Aos fins de semana gostava de servir algumas refeições ligeiras, com um prato do dia. Era uma ideia, uma vez que em Grindelwald não existe nada português onde comer ou beber um caféao sabor português”, partilha.

SONY DSC

O advento avizinha-se e com ele arrasta a época natalícia. E nesta casa João Basílio promete ter produtos de qualidade. “Vamos ter o nosso tradicional bolo rei, o pão de ló, muita variedade de bolos de gema de ovo, nozes, avelãs e figos. Vai chegar aqui à loja também o borrego, o polvo e claro, não pode faltar o bacalhau e as couves para acompanhar. Mas vamos ter mais surpresas para os nossos clientes.”

Um sonho tornado realidade, que já encanta todos os portugueses e não só. Um projecto que todos os dias cresce um pouco e que a cada segundo que passa tem asas para voar mais alto.

Basta acreditar e João Santos sabe muito bem conjugar este verbo.

 In Gazeta Lusófona, Janeiro 2014

Anúncios


No Responses Yet to “Casa dos Santos apagou a primeira vela”

  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: