Prove o sabor de ser vegan por um dia

15Out13

Fuja da rotina por um dia. Experimente ser vegan por 24 horas na cidade Invicta e sinta a frescura de todos os aromas naturais e biológicos. Hoje damos-lhe a conhecer os cantos adequados para a hora de cada refeição.

Deixe o leite no frigorífico, os cereais na despensa e encoste a porta. Hoje o pequeno-almoço é no ‘Alfarroba’,mesmo no centro comercial Mota & Galiza. Sandra Sousa é a proprietária deste estabelecimento que está aberto desde de Dezembro de 2010. As sugestões para iniciar o dia aparecem pela simpatia da proprietária. “Temos todos os dias pão de soja com manteiga de vaca ou de soja, leite de vaca ou de soja, sumo de laranja natural,café e café de cereais“, convida. Num espaço em tons de terra onde não há televisão, o ambiente que se vive é mais que familiar. Os clientes habituais já se cumprimentam uns aos outros sem receios e vergonha. Uma forma diferente de começar o dia vegano.

Nakité ao almoço

Na hora de almoço pisamos terras Orientais, ou como quem diz Nakité na Invicta. Um restaurante vegetariano, perto do Palácio de Cristal, que brilha pelas suas especialidades veganas. Entramos e o olfacto sorri connosco. Não é a comida que cheira, mas é um aroma de madeira, curiosamente agradável. A decoração é sóbria e o espaço de boas vindas é recheado com produtos macrobióticos e não só.

Anabela Vidal é a proprietária deste espaço, perto da maternidade Júlio Dinis, que completa, este ano, uma década de existência. “Este restaurante surgiu como uma necessidade ética e o que o distingue dos demais é a sua preocupação relativamente a todos os seres vivos. O tipo de clientes é muito heterogéneo, aqui vêm pessoas de todas as faixas etárias e de quase todos os estratos sociais”, revela a cozinheira. E para descodificar o nome, Anabela explica: “Nakité é o nome dum cavalo ameroíndio, detentor de grandes qualidades compassivas e para mim este restaurante é um propósito de vida.”

O ambiente é acolhedor e somos recebidos com uma boa disposição e um sorriso contagiante.O menu é atraente e deslumbrante. Começa na polenta, passa pelas lasanhas variadas, bifinhos de seitan com molho de cogumelos, setas salteadas e ainda outros pratos que nos deixam água na boca. Aqui também há espaço para francesinhas, mas adaptadas à culinária vegetariana. “Aqui tem todos os tipos de produtos necessários à confecção de refeições saudáveis e equilibrada e de preferência orgânicos”, salienta a proprietária. E na sobremesa pode experimentar o tiramissú de mirtilhos.

Lanche no Quintal

loja bio homeopatia e naturopatia salão de chá, esplanada — organic shop homeopathy & naturopathy tea house, terraceAo percorrermos as transversais da baixa portuense, podemos parar na rua do Rosário. Está na hora do lanche. E nada melhor do que ir ao ‘Quintal‘. Uma loja de produtos biológicos une-se com uma cafetaria natural. Mónica Mata dirije este espaço há alguns anos e já tem uma clientela fixa. Para o lanche recomenda: “Uma sandes com tofu fumado, pasta de azeitona, rucula com uma mistura de rebentos. Também podem optar por uma sandes com queijo de cabra, mel, maça e noz. Para acompanhar temos sumos naturais biológicos e engarrafados biológicos. Mas também podem escolher um leite de soja, de arroz ou até mesmo de aveia“.

Namasté ao jantar

O sol já se pôs e o brilho das estrelas já se faz notar. É hora de jantar. Com o cheiro a mar a pairar no ar e, mesmo em frente ao famoso café Lua, encontramos o mais recente restaurante vegetariano de Matosinhos: Namasté.

Um espaço acolhedor desde a entrada, passando pelas mesas decadoras ao pormenor terminando numa magia de cores sombrias mas subtis. Aqui tudo é diferente. Os pratos, as colheres e até mesmo as chávenas para o café são fora do comum. E ao requinte desta casa de consumo, a proprietária Manuela Ferrão acrescenta: Queremos também que o nosso espaço venha a ser também um lugar onde se divulgue pintura, música e literatura. Queremos fazer saraus de poesia, worhshops, exposições.”

Já têm clientes assíduos e fãs dos seus buffets. António Silva almoça todos os dias no Namasté e não consegue fazer distinção do que é melhor ou pior. “Gosto de tudo, não há nada que não goste. É tudo delicioso e experimento sempre um pouco do buffet todo”, conta entre risos.

Aqui não é só a patroa que vai às compras. Todos vão procurar os ingredientes mais propicios às ementas do dia. Uns têm ideias para os legumes, outros têm imaginação para as especiarias. E desta mistura de invenções surge um buffet colorido e bem arrumado.

Nas sobremeses é o leite e as natas de soja que ganham terreno… Ou, por outras palavras, que ocupam mais espaço nas tigelas de loiça. E nelas podemos ver uma mousse de morango, natas do céu e até mesmo bolo de bolacha. Mas aqui ainda há outra curiosidade, a gelatina é feita com uma alga chinesa.

E o dia vegan chega ao fim com o estômago leve e saudavel. Não há problema em ir dormir, porque cá dentro nada está pesadoE o dia vegan chega ao fim com o estômago leve e saudável. Não há problema em ir dormir, porque cá dentro nada está pesado.

Contactos:

Alfarroba:
Rua Júlio Dinis 247 Centro Comercial Mota & Galiza – Loja 60
4050-234
begin_of_the_skype_highlighting    end_of_the_skype_highlightingPorto
Telefone: 220 993 907

Horário: Seg a Sex- 8h30m – 15h00m Sab: 9h00m – 15h00m
Encerrado: Domingo

Nakité:

Rua Breyner, 396, 4050-127 begin_of_the_skype_highlighting Porto
Telefone: 226002536      
end_of_the_skype_highlighting
Horário: Seg a Sáb: 12h00m-15h30m ; 19h30m-23h30m
Encerrado: Domingo

Quintal:
Rua do Rosário 177. 4050-524 Porto
Telefone: 222 010 008
Horário: Seg-Sex: 10h30m- 20h00m Sábado: 15h00m-20h00m
Encerrado: Domingo
Site:
http://www.quintalbioshop.com/
E-mail:
mail@quintalbioshop.com

Namasté:
Rua Tomaz Ribeiro, 660. 4450 Matosinhos
Telefone: 229 373 876 / 918 408 944
Horário: 12h00m-15h00m e 19h00m-24h00m
Encerrado: Domingo à noite.
Site:
www.restaurantenamaste.net
E-mail: restnamaste@gmail.com



No Responses Yet to “Prove o sabor de ser vegan por um dia”

  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: