Pare, Escute, Olhe

10Jun10

Dezembro de 1991. Uma decisão política encerra metade da linha ferroviária do Tua, entre Bragança e Mirandela. 15 anos depois, essa sentença acentuou as assimetrias entre o litoral e o interior de Portugal. Agora, o comboio é ameaçado por uma barragem. Pare, Escute, Olhe é uma viagem através de um Portugal esquecido, vítima de promessas políticas oportunistas. O rio Tua nasce a cerca de dois quilómetros acima da cidade de Mirandela, na junção dos rios Rabaçal e Tuela, e a linha ferroviária do Tua ligava inicialmente a foz à cidade de Bragança.

Um filme que mostra a realidade transmontana. Preto no branco, retrata tudo o que está por trás deste encerramento que afecta populações carenciadas e idosas. Seres que foram esquecidos pela política. Pessoas que ficaram para trás e bem para trás.

O mau estado da linha é lembrado a cada minuto do filme. Uma película que prima pela imagem e pela banda sonora. Uma melodia extraordinária que mais adequada não poderia ser.

‘Viajar pela via-férrea do Tua – talhada a machado por deuses escravizados – é experimentar o efeito alucinogénio de pendurar os olhos numa janela donde se vê o chão do céu. Começou por ser um rio de esperança, a linha do Tua. Um rio de esperança que o sono dos homens afugentou. É, agora, antecâmara das memórias. Um modo ingénuo de gastar o que resta da sola dos sapatos ou, quiçá, o derradeiro sopro antes da nudez. Uma certa ocultação, por intermédio de metáforas, dos suspiros que suspiramos e não queremos. É não entregar o corpo – o nosso corpo ainda morno – às águias da noite.’(Jorge Laiginhas)

Pare o seu percurso. Escute se há algum comboio a passar. Olhe para a linha férrea e não avance sem ter a certeza do silêncio. Uma realidade dura e crua. Onde se viaja naquele comboio durante longos minutos e quando as portas se abrem e saímos para a estação, paramos, olhamos em redor e escutamos o som dos pássaros descontentes.



No Responses Yet to “Pare, Escute, Olhe”

  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: